Clicando em 'Aceitar cookies', você concorda que a Sete Capital pode guardar cookies no seu dispositivo e utilizar essas informações de acordo com a nossa Política de Privacidade.

21

Dicas

Como identificar boletos falsos? 7 dicas para não cair em ciladas

A taxa de ocorrência de fraudes financeiras cresceu 97% entre janeiro e julho de 2022.

Você já ouviu falar no golpe do boleto? Essa é uma prática fraudulenta bastante frequente nos dias de hoje. Neste artigo, explicaremos como você pode evitar cair na fraude do boleto falso e ficar mais protegido. 

1 - Teste o código de barras em um leitor de pagamentos 

Uma das formas mais comuns de golpes é enviar um boleto onde o código de barras é falso, não sendo possível ser lido por aplicativos de pagamento. Desta forma, o pagador é obrigado a digitar o código do boleto para validá-lo. Este código está ligado à conta dos golpistas e não à empresa que aparece no boleto. Se o app não identificar o código de barras, evite o pagamento. 

2 - Verifique se os dados da empresa estão corretos

Se o aplicativo ler o código de barras, os cuidados ainda não se encerram. Verifique se os dados da empresa são os mesmos que aparecem no aplicativo. Muitos golpistas, criam empresas falsas com nomes parecidos com as grandes e mais conhecidas como bancos, lojas e eventos. 

3 - Confira erros ortográficos 

Um dos indicadores mais fortes de um golpe é a falta de atenção aos detalhes. Como a criação do boleto, muitas vezes é feito manualmente, é comum que erros de português ou de digitação apareçam. Fique atento a todo o texto, principalmente as letras menores que "ninguém lê", normalmente é ali que o golpista também dá pouca atenção. 

4 - Desconfie de boletos que chegam repentinamente 

Você recebeu um boleto não solicitado por e-mail ou sms? Não pague. Entre em contato com a instituição financeira ou loja para verificar esse caso. Normalmente, próximo à datas de vencimento de contas (dias múltiplos de 5), muitos golpistas se aproveitam desse momento para enviar boletos como se fossem os verdadeiros. Preste bem atenção aos dados do e-mail como remetente e domínio. Empresas grandes possuem domínio próprio em seus e-mails de contato, como por exemplo, cobranca@banco.com.br e nunca cobrancasbanco@gmail.com.

5 - Consulte o boleto no site da Febraban

Os primeiros dígitos de cada código de barras são referentes ao código do banco emissor. Verifique esse número com o banco informado no boleto. É possível consultar a numeração de todas as instituições bancárias no site da Febraban.

6 - Fique atento aos valores

Antes de pagar, verifique se os valores estão coincidentes. Verifique todas as casas, milhares, centenas, dezenas, unidades e centavos. Qualquer variação, para mais ou para menos, é um grande indicativo de um golpe.  

7 - Consulte a empresa sobre a veracidade do boleto

E por fim, é possível entrar em contato com a empresa favorecida, via SAC ou Ouvidoria e consultar a veracidade daquele boleto. A empresa que emitiu, com certeza, possui aquela emissão nos seus cadastros e o código para verificação. Essa é a forma mais fácil e segura de não cair no golpe do boleto. 

A SETE PODE TE AJUDAR A NÃO CAIR EM GOLPES

Aqui na Sete Capital nós oferecemos o serviço de verificação de boletos gratuitamente para clientes. Nós podemos te ajudar a qualquer momento, entrando em contato com nosso SAC ou com o consultor que te atendeu primeiramente. 

Se esse artigo foi útil para você, compartilhe com um amigo! Toda semana publicamos um artigo novo com dicas financeiras para a solução das suas dívidas. 

Somos a melhor solução para o você que sofre com o peso das dívidas. 

Fale com um especialista pelo WhatsApp e faça uma análise totalmente gratuita. 

 

Logo instagram
Logo facebook
Logo youtube
Logo whatsapp
Logo linkedin

mais recentes



Dividas


Dividas


Dicas
Voltar